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segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Em Busca da Linha Auxiliar - Parte 13

Hoje apresentamos o capítulo final de nossa saga pela Linha Auxiliar!

As fotos a seguir foram retiradas do Google Maps, do Google Street View e do Panoramio. As fotos do Panoramio estão devidamente creditadas aos seus autores no corpo da imagem.

Paraíba do Sul vista a partir do satélite. Verificar que nesta cidade a Linha
do Centro reencontra a Linha Auxiliar. No mapa, a Linha do Centro vem da
esquerda, na margem norte do Rio Paraíba do Sul. Já a Linha Auxiliar vem
do outro lado do rio. Ambas se encontram no centro da cidade e passam a
seguir juntas até a cidade de Três Rios, onde se separam novamente.

Neste trecho a indexação das imagens está muito ruim. Verifica-se que
as fotos nem sempre correspondem aos locais vinculados no mapa. Deduzi
que a linha, neste ponto, passa por detrás dessas casas.

Deduzo que a linha contorna o morro à frente.

Ponte da Linha Auxiliar sobre o Rio Paraíba do Sul vista a partir
da ponte de carros e pedestres.

Foto da cabeceira da Ponte Ferroviária postada no Panoramio.

Ponte atravessando via pública, já na outra margem do rio. À direita,
pontilhão sobre a Linha do Centro, que volta a encontrar a Linha Auxiliar
neste ponto.

Flagrante do viaduto móvel.

Pátio da Estação de Paraíba do Sul no sentido Rio de Janeiro. À esquerda,
trilhos de bitola larga da Linha do Centro utilizados pelos trens cargueiros
da MRS Logística. Á direita, trilhos de bitola métrica da Linha Auxiliar,
com alguns carros de passageiros estacionados - com algo parecido
com um tênder à frente deles. Onde estará a locomotiva?

O mesmo local da foto anterior, visto no sentido interior. A partir daqui,
os trilhos da Linha Auxiliar estão enterrados.

Em poucos quilômetros, a Linha do Centro e a Linha Auxiliar alcançam a Estação de Barão de Angra, ainda dentro do município de Paraíba do Sul. Lá, a Linha Auxiliar volta a ter movimento; é o ponto final dos trens cargueiros da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que trazem bauxita de Cataguases (MG). Neste local, a bauxita é transbordada para os trens da MRS, que, por sua vez, leva a carga para São Paulo.

E assim terminamos esta série temática que teve como objetivo resgatar a memória de uma importante ferrovia do Estado do Rio de Janeiro. Sim, resgatar a memória, pois resgatar o tráfego já é uma tarefa mais árdua. Mas isso será tema de uma outra postagem.

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